Retrato Digital das PME Portuguesas

No seminário ‘A sua PME está ON?’ realizado em parceria com o IAPMEI, a PSE fez a apresentação dos resultados sobre o estádio de maturidade das PME na adopção de tecnologias digitais e sociais.

As principais conclusões do 1º Retrato Digital das PME Portuguesas foram as seguintes:

  • 71% das PME portuguesas consideram importante desenvolverem uma estratégia digital
  • Porém, 78% destas empresas estão ainda num estádio de desenvolvimento elementar ou inexistente
  • As principais dificuldades da transformação digital das PME são a ausência de recursos humanos e técnicos, competências e capacidades; a utilização ineficiente de canais de comunicação; e a falta de cultura analítica.
  • Para o desenvolvimento digital destas PME, o estudo destaca claramente a necessidade de apostar:
    • No desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing);
    • Na formação dos recursos humanos e na criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital;
    • Na definição de métricas e indicadores de negócio para a criação de uma cultura analítica.

No documento Retrato Digital PME principais conclusões encontra uma breve súmula dos resultados. Pode adquirir o Relatório Completo do estudo junto da PSE. Para tal basta contactar-nos através do endereço de correio eletrónico spssinfo@pse.pt.

Esta primeira edição do estudo pretende ser um instrumento fundamental e complementar a iniciativas que se encontram em curso em Portugal na área Digital como a Agenda Portugal Digital, o Programa Indústria 4.0, a Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 e outros.

Ficha técnica – O Retrato Digital das PME resulta de um inquérito online realizado entre os meses de Abril e Maio de 2017 a uma amostra aleatória simples, representativa do universo de PME em Portugal Continental, com um erro imputável aos resultados de 2,9% para um intervalo de confiança de 95%.