Análise geográfica e espacial

Obtenha conhecimento para o negócio a partir de informação geográfica!

A informação geográfica continua a crescer exponencialmente muito devido a novas formas de recolha de dados – sistemas GPS, sensores remotos, sistemas de informação geográfica e outros serviços de localização.

Esta informação, se devidamente extraída e integrada nos processos de negócio, tem um elevado valor.

Existem múltiplas técnicas de data mining que, aplicadas a este tipo de informação, permitem extrair este conhecimento valioso:

  • Classificação espacial – agrupar dados em classes consoante as suas propriedades. A adição da dimensão espaço permite considerar nestes métodos não só os atributos de um elemento mas também os dos restantes elementos que lhe estão geograficamente próximos e as relações existentes entre eles.
  • Predição espacial -  construir modelos que considerem como variável explicativa de um evento a localização de um elemento.
  • Regras de associação espacial – construir regras que determinem, com determinado nível de confiança, a ocorrência de um determinado evento sendo que na construção dessa regra podem ser utilizados atributos de localização geográfica.
  • Análise de padrões – detectar concentrações anormais de eventos num determinado espaço.
  • Geovisualização – construir mapas interativos para exploração dos dados e construção de hipóteses.

A possibilidade que temos em utilizar várias tipologias de informação, incluindo a informação geográfica, enriquece a qualidade das decisões a tomar em problemas específicos de negócio, nomedamente para:

  • abertura de novas lojas e estabeleciemntos;
  • cálculo de zonas de influência;
  • identificação de movimentos de propagação de doenças;
  • cálculo de afluência potencial a postos de atendimento;
  • identificação de locais onde podem ocorrer acontecimentos anormais – congestão de tráfego; crimes; etc..
  • identificação de itenerários preferenciais.

A proliferação de dados e de tecnologias de utilização desses dados não é suficiente para a obtenção do conhecimento. Temos que saber formular as questões apropriadas e, com os métodos analíticos adequados, obter as respostas úteis para o negócio.

É isto o que fazemos na PSE há mais de 20 anos com uma metodologia apropriada aos processos de análise preditiva – Perceber, Solucionar e Executar.

Para nós cada caso é um caso e por isso se acha que a informação geográfica pode melhorar a qualidade da sua decisão, contacte-nos para spssinfo@pse.pt e um dos nossos consultores visitá-lo-á e desenhará a melhor solução para si.

Assista a uma demonstração sobre esta temática em https://www.youtube.com/channel/UCLlybFxBUzqWC6N_xmGu1rQ