Como aumentar as vendas no canal e-commerce?

 

Desafio

A Pernod Ricard, empresa líder de mercado de comércio por grosso de bebidas alcoólicas, necessitou entender o comportamento dos consumidores e o “path to purchase” no online de modo a entrar neste canal que é tão importante nos dias que correm. Grande parte das empresas do mercado utilizam o digital para criarem experiências únicas aos clientes de modo a aumentar o valor percebido e aumentar a retenção de clientes.

 

Estratégiavendas ecommerce

Durante um mês foram recolhidos dados de um painel de consumidores, que autorizaram a recolha de dados sobre o seu comportamento online de modo a efetuar-se um estudo com base nesta informação. Foram extraídos dois tipos de dados: comportamentais e de pesquisa. O estudo do comportamento do consumidor mostrou que os clientes não procuram bebidas alcoólicas online, no entanto ajudou a identificar perfis de consumidores com determinados comportamentos, o que permitiu a realização de diversas atividades e estratégias online, de modo a direcioná-los e a influenciá-los a comprar online.

Resultados:

Com a utilização dos dados recolhidos no estudo e da sua análise, a empresa conseguiu resultados bastante interessantes no que toca ao online, entre eles:

- As vendas cresceram 135% nos canais e-commerce;

- As taxas de conversão do site aumentaram de 4% para 16% com a melhoria da estratégia de SEO e SEM;

- A empresa atingiu mais de 9 milhões de pessoas online por mês, tendo uma taxa de 12% de “engagement”, neste caso reações às suas publicações.

 

Nota: Este projeto foi desenvolvido pela Netquest. A PSE-Produtos e Serviços de Estatística, Lda distribui esta informação na qualidade de parceiro de negócios da Netquest.