Criação de Clusters e Perfis de Clientes

Desafio

A Avis Europe, líder no setor rent-a-car, deparou-se com a seguinte situação: como direcionar a oferta de acordo com o perfil do cliente? Com mais de 18 milhões de emails por ano sentiu que deveria segmentar melhor os clientes e as ofertas de modo a que cada um recebesse apenas a informação que fosse relevante para si. Desta forma conseguiria manter os seus pilares estratégicos: liderança da marca, diferenciação de serviços e relação custo-eficácia.

Estratégia

Para concretizar o objetivo definido a AVIS Europe adquiriu o Software de Data Mining IBM SPSS Modeler juntamente com serviços de formação e apoio técnico. Este foi usado para criar clusters e perfis de clientes através de um conjunto alargado de técnicas preditivas que revelam as associações e as tendências presentes nos dados disponíveis, transformando os dados em conhecimento. Com a ferramenta de análise preditiva já pode segmentar os clientes e com as campanhas de emailing envia a cada cluster informação diferente e relevante de acordo com o seu perfil previamente definido.

Resultados

Os principais resultados deste projeto foram:

  • Custos de emailing reduzidos em 42% ao fim de um ano;
  • Maior assertividade nas campanhas de email marketing pela utilização de mensagens personalizadas;
  • Maior conhecimento do cliente com impacto direto na sua lealdade à marca.

“The Customer Segmentation project allows us to keep in touch with our large database using cost-effective email, but with all the benefits of a one-to-one relationship because we now have a clearly defined picture of each customer” – Chris Parker, Direct Analytics Specialist, Avis Europe

Para mais informações sobre esta solução

spssinfo@pse.pt

61

Nota: Este projeto foi desenvolvido pela IBM Corporation. IBM e SPSS são marcas registadas da IBM Corporation. A PSE-Produtos e Serviços de Estatística, Lda distribui esta informação na qualidade de parceiro de negócios IBM.