Marketing Innovation & Leadership by Knowledge

Independentemente do modelo de negócio e da atividade são múltiplas as funções e responsabilidades do marketing nas organizações. No contexto atual são múltiplas as forças que motivam a adoção de uma estratégia do conhecimento pelo marketing. O progresso tecnológico, as novas formas e meios de comunicação, a emergência de novas demografias, entre outros fatores, promovem alterações de paradigma continuamente. De um marketing 1.0 para um marketing 3.0 a gestão do conhecimento é um fator-chave para a identificação de vantagens competitivas, para a inovação e diferenciação, para a liderança e mesmo para a criação de novos produtos e modelos de negócio. Independentemente da estratégia que defina, há um novo “P” do marketing que está sempre presente: Previsão! Os serviços Marketing Innovation & Leadership by Knowledge têm como objetivo promover a otimização dos processos comerciais e de marketing a partir de uma aproximação analítica e com base em conhecimento.Grafico 1 Marketing innovation by knowledge São aplicáveis em múltiplos processos de marketing, tais como:

  • Social & Digital Marketing
  • Direct Marketing & Campaign Management
  • Customer Experience
  • Communication & Media Optimizer

ENGAGEMENT MODEL

Os processos de natureza analítica podem assumir diferentes especificidades e caraterísticas em função dos objetivos de negócio. Nesse sentido, para ir de encontro às necessidades dos nossos clientes, desenvolvemos a nossa atividade em torno de três modelos de relação:

  • Project-based Quando o âmbito é bem definido, claro e com entregáveis precisos e a PSE assume a liderança, a gestão e o controlo do projeto.
  • Retainership Os consultores PSE integram e complementam uma equipa analítica do cliente e trabalham sob a sua orientação. Neste modelo é tipicamente estabelecido um contrato por um período de tempo.
  • Analytics Partnership Criação de uma parceria para abordar diversos projetos relacionados com diferentes áreas e problemas de negócio para as quais o cliente pretende desenvolver aproximações analíticas e baseadas no conhecimento. Neste modelo é tipicamente estabelecido um acordo de parceria por um período mais alargado de tempo.

METODOLOGIA

A experiência da PSE, no mercado nacional e internacional, na implementação de soluções de negócio e na prestação de serviços de consultoria, o seu know-how e as melhores práticas convergem na metodologia PSE. A implementação de uma estratégia Knowledge-based deve passar por uma etapa de conhecimento: Perceber ! Esta etapa materializa-se num levantamento organizacional de processos, recursos e objetivos para que estes possam constituir a informação base para o desenvolvimento de um estudo estratégico e de um plano de ação: Solucionar ! Finalmente, a etapa final prende-se com a concretização da referida estratégia e plano de ação: Executar ! A realização do assessment inicial é essencial para a implementação da estratégia knowledge-based porque é aqui que se produz informação sobre:

  • Os benefícios da gestão do conhecimento.
  • As categorias, os tipos e as formas de conhecimento.
  • A adequabilidade, a prontidão, a aptidão e as necessidades de gestão do conhecimento (em função do estádio atual da sua organização)
  • A construção de um roadmap para a transformação para alcance dos objetivos de negócio e para criação de valor.