Obras na 2ª Circular em Lisboa

A 2ª Circular é um dos principais eixos viários de Lisboa No dia 10 de Julho de 2018 iniciaram-se obras na rede de abastecimento de águas que segundo a EPAL poderiam provocar “fortes condicionamentos no trânsito na 2ª circular entre a Escola Alemã e a Estrada da Luz”.

Para percebermos o impacto desta intervenção, fomos analisar o tráfego da segunda circular nos dias de Junho e Julho de 2018.

O tráfego médio diário não variou significativamente olhando para toda a extensão da 2ª Circular. Se em Junho foram observados cerca de 107.320 veículos, em Julho foram observados 106.453. A circulação não variou significativamente olhando para este eixo viário na sua totalidade. Nem em termos de velocidade média, nem em termos de deslocação.

Efectivamente, e tal como previsto inicialmente pela EPAL, o principal impacto verificado em Julho foi no sentido Aeroporto-Pina Manique, e no segmento entre o Campo Grande e a saída para o Eixo Norte-Sul. Neste caso, as obras tiveram três impactos significativos: a diminuição de tráfego médio diário (menos 23% de veículos em Julho neste segmento); a redução da velocidade média em 54% (de 55.3 km/h em Junho para 25.4 km/h em Julho); e um aumento de mais do dobro do tempo para percorrer este segmento (mais 118% de tempo).

Se é verdade que sendo um segmento de cerca de 2 km de extensão o impacto no tempo são alguns minutos, por outro lado é importante referir que a velocidade média é diária, isto é, a média para diferentes horas do dia. Existem obviamente horas de maior impacto no tráfego automóvel. Gostaria de saber mais? Contacte-nos.

Fonte: TomTom Global Content B.V., dados de tráfego automóvel sublanço 2ª circular, Junho e Julho de 2018.