PSE Location & Mobility Services

O mundo mudou! Os comportamentos dos consumidores também! Passámos a dispôr de mais dados e de novas dimensões de informação.

Para fazermos aquilo que sabemos – análise avançada de dados – temos que acrescentar à informação que já possuimos (negócio, demografia, mercado,….) novas fontes de dados (tráfego, redes sociais & internet, mobilidade, …) que caraterizam os novos comportamentos.

Foi com base nestes considerandos que a PSE estabeleceu uma parceria comercial com a Municipia para distribuição dos produtos TomTom Traffic. Uma oferta exclusiva de dados de tráfego e mobilidade em todas as vias do país para as empresas privadas portuguesas.

Traffic Stat

Os dados gerados por sensores e câmaras de tráfego, passando por dispositivos móveis e apps, até chegar a frotas e viaturas de múltiplos construtores (Mercedes, Mazda, Opel, Fiat, Citroen, Renault, Hyundai, Volkswagen, Toyota, Peugeot e outros), são recolhidos em tempo-real desde 2008 e permitem penetrar num conjunto alargado de targets da população garantindo uma cobertura única da mobilidade automóvel.

Fontes TomTom

Estes dados estão disponíveis, para qualquer data e período horário, para qualquer troço de via e em todos os sentidos. Podem ser adquiridos para qualquer localização e via consoante a sua classificação internacional FRC (Functional Road Class).

Nota - FRC (Functional Road Class) é uma classificação das vias pela importância e funções que representam. Existem atualmente 8 classes, sendo FRC0 as estradas principais (tipicamente auto-estradas), FRC1 as estradas de primeira ordem e as FRC8 as estradas de oitava ordem (tipicamente vias de acesso local).

Tomando como exemplo a cidade de Lisboa as vias FRC 0-6 correspondem às realçadas na imagem abaixo:

Cidade de Lisboa

Através dos PSE Location & Mobility Services a PSE disponibiliza-lhe:

  • Dados de tráfego para um determinado conjunto de localizações e num determinado espaço de tempo, com a possibilidade de ter atualizações e monitorizações regulares (mensais, trimestrais ou com outra periodicidade, maior ou menor).
  • Serviços de segmentação e profiling geográfico em função do tráfego
  • Dados de mobilidade entre uma origem e um destino numa determinada data e período horário.
  • Serviços de caraterização e definição de padrões de mobilidade.
  • Serviços de previsão de ocorrências.
  • Dados sobre pontos de interesse no território e na área de influência

Estudos de localização – Monitorização de locais – Identificação de zonas de risco – Área de influência – Caraterização de território – Mercado potencial – Otimização de circuitos – Geografias da concorrência – Previsão de procura – Otimização de ações promocionais – Estudos de mobilidade – Planeamento de transportes – Estudos de impacto no território e nos negócios – Estudos de atratividade ……….. são alguns dos processos em que lhe podemos ser úteis.