PSE Procurement & Purchasing Optimization

O Departamento de Compras de qualquer organização tem como um dos seus objetivos conseguir aprovisionar bens minimizando o seu custo de aquisição.

A questão é – Como é que o consegue quando está perante processos complexos em que existem múltiplos produtos, múltiplos fornecedores e diferentes condições de venda, incluindo estas preços, descontos de quantidades e descontos financeiros ?

PSE Procurement & Purchasing Optimization é a solução! Facilmente lhe propõe a solução ótima, identificando as melhores combinações para cumprir o objetivo de minimização de custos.

Globalsolver

 

Resultado de uma parceria entre a PSE e a empresa GlobalSolver Business Solution esta plataforma, com base na Cloud e acessível por browser internet, smartphone ou tablet, possibilita:

  • selecionar os preços e as condições que minimizam o total da aquisição;
  • centralizar a negociação e os processos de compra;
  • aceder a informação detalhada de produtos, fornecedores, condições propostas, condições para compras e histórico de compras.

 

Um caso de sucesso

A Somos Compras ACE – Agrupamento Complementar de Empresas, constituído e participado pelo SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais), Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospitais D. Estefânia, Capuchos, Santa Marta, S. José e Desterro), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospitais Egas Moniz, Santa Cruz e S. Francisco Xavier), Hospital de Santa Maria e SGG – Serviços Gerais de Gestão S.A., criou em 2007 uma estrutura operativa com vista a centralizar, otimizar e racionalizar a aquisição de bens e serviços.

O processo envolvia a consulta no mercado de entidades com competências para o fornecimento de produtos hospitalares. Estas entidades tinham que apresentar propostas de fornecimento: matriz de preços unitários, quantidades máximas propostas, prémios por volumes globais de negócio, descontos por produto (escalões de rappel) e descontos financeiros. Seguia-se uma fase de negociação para melhorar as propostas iniciais.

Num dos procedimentos de compras de material de consumo clínico num total de 800 produtos foi feita uma consulta a cerca de 50 fornecedores. As propostas apresentadas em termos de preços unitários, descontos comerciais por produto e por volumes globais de negócios e descontos financeiros, representaram mais de 45.000 restrições para analisar!

A equipa de avaliação das propostas, constituída por cerca de 20 consultores e técnicos informáticos, não conseguia dar resposta eficaz e eficiente ao problema da escolha ótima de compra, nem mesmo recorrendo a sofisticadas folhas de cálculo em Excel! Foi necessário contratar uma equipa de consultores científicos para desenvolver um modelo matemático de otimização de compras, capaz de minimizar o custo total de aquisição sujeito a uma infinidade de restrições funcionais.

A nossa equipa deu essa resposta de forma competente, apresentando uma solução de otimização matemática para o problema – GlobalSolver Optimization – que contribuiu para uma poupança de 23% no valor total da aquisição, originando ganhos importantes para o Serviço Nacional de Saúde.