Visão 360º do comportamento do consumidor online.

Desafio

Uma empresa do setor de viagens procurou saber como os consumidores se comportam para lá do seu próprio site e como interagem online com os seus principais concorrentes. Ao recolher e analisar dados comportamentais do público-alvo foi possível disponibilizar informação estratégica a esta empresa.

 

Estratégia

Ao longo de um mês, 180 painelistas tiveram um tracker instalado nos seus dispositivos móveis e/ou computadores para partilharem passivamente os dados da sua atividade online. Estes painelistas tinham um comportamento online importante para a análise do setor do turismo.

A análise efetuada envolveu dados sobre compras, tempo de navegação, visitas aos websites dos concorrentes, entre outros dados relevantes.

 

passaportResultados:

A análise permitiu uma visão 360º do cliente. Neste caso, o estudo revelou à empresa da indústria de viagens os seguintes dados:

- Hábitos de compra em sites relacionados com viagens;

- Comparações de preços nas compras;

- Páginas de reserva de hotéis;

- Grossistas de pacotes de férias;

- Visitas a websites antes e depois de visitar o seu site;

- Duração e data de visitas relevantes ao site.

Os dados comportamentais são uma importante fonte pois revelam as interações online detalhadas que os consumidores têm com os principais concorrentes, proporcionando uma vantagem competitiva. Com isto, é possível melhorar a sua presença no online de acordo com as necessidades e preferências do mercado.

 

Nota: Este projeto foi desenvolvido pela Netquest. A PSE-Produtos e Serviços de Estatística, Lda distribui esta informação na qualidade de parceiro de negócios da Netquest.