A natural evolução da concorrência no mercado em geral e de alguns negócios em particular, a noção da importância de satisfazer cada vez mais as necessidades dos clientes e a consciência sobre a importância dos processos de melhoria continua para a continuidade e crescimento dos negócios, tem vindo a ganhar cada vez mais terreno. Este tema tão importante e intemporal, tem levado cada vez mais à criação de novos procedimentos e processos, e à necessidade das empresas se reinventarem a diversos níveis, nomeadamente, no que respeita à atenção ao cliente.

 

Os produtos e serviços deixam de ser tão “estanques”, na consequência dos perfis de clientes deixarem de ser tão adaptáveis, passando as necessidades do cliente a ser o foco central, e desta forma, os produtos e serviços tornam-se personalizáveis, permitindo oferecer soluções à medida do cliente.

 

É preciso repensar e analisar as actividades, a abordagem e o planeamento, para actuar de forma eficiente e eficaz. Mas saber quais as necessidades e soluções para melhorar e promover o crescimento de actividades e negócios, precisa de mais do que skills de planeamento e gestão, requer análise de dados, nas suas diferentes abordagens.

 

A análise estatística é muito utilizada em processos de Lean Six Sigma, para reduzir desperdícios, optimizar processos e criar eficiências. O processo de operacionalização estratégica deve ser o foco nos sistemas de melhoria da performance, produtos e soluções.

 

Este processo deve considerar alguns pontos essenciais, para que o desenvolvimento da estratégia seja o mais eficaz. É essencial planear e executar todas as fases do processo de forma rigorosa, de forma a obter os melhores resultados. E é aqui que a Análise de dados, como por exemplo a Análise Preditiva, a Análise Avançada e a Metodologia CRISP-DM, assume o papel principal.

 

Esta Análise implica a utilização de software adequado e a necessidade de ser desenvolvida por especialistas em temas como: diagnóstico de necessidades, recolha de informação, análise de dados, criação de modelos, desenvolvimento de processos de melhoria, avaliação de resultados, desenvolvimento de planos e relatórios para definição de estratégias com o foco no cliente.

Assim, para que as abordagens e metodologias sejam bem planeadas e executadas, a análise de dados e gestão de informação deve ser a base em todas as fases do processo de operacionalização estratégica.

 

O processo de criação de novas formas de pensar as actividades, para que os produtos e soluções sejam centradas no cliente, reforça a importância e necessidade da Análise de dados, nas suas diferentes abordagens, para o crescimento das empresas e negócios.

 

 

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Andreia Silva, Comercial PSE