Há concelhos em maior risco Covid-19 devido à mobilidade das populações

O CONFINAMENTO ATINGIU 76%, MAS JÁ ESTÁ A CAIR.

 

A consultora PSE fez uma análise cruzando a taxa de contaminação covid-19, em cada concelho, com a mobilidade real das populações. A mobilidade é medida através do Painel de Mobilidade PSE, que por meio de um painel, com uma APP instalada nos telemóveis, consegue saber a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia, todos os dias do ano, desde 2019.
O confinamento geral da população atingiu o seu pico com 75% e 76%, em dois fins de semanas. Agora já está em queda e tem evoluído da seguinte forma:

Como podemos ver na última semana já há sinais de redução do isolamento, denotando um relaxamento do confinamento que iremos comprovar melhor durante esta semana. A comunicação do “Estado de Emergência” veio melhorar os níveis de quarentena voluntária que a maioria da população estava já a cumprir. A semana de 22 a 28 de março foi onde se cumpriu um maior confinamento. Mas o efeito vem a reduzir-se desde 30 de março.

Nesta outra análise da PSE prova-se que o maior isolamento tem, na prática, um efeito evidente e benéfico na taxa de contaminação da doença. Apesar da taxa de contaminação ter a ver com muitos outros fatores, como a densidade demográfica, ou o nível de contacto com populações de outros concelhos, podemos ainda assim ver a correlação evidente entre a mobilidade da população de um concelho e a taxa de contaminação desse concelho, no seguinte gráfico:

 

Com este estudo da PSE sobre a mobilidade real, é possível determinar que concelhos estão a ser mais, e menos cumpridores, da recomendação de isolamento voluntário.
Ou seja, os CONCELHOS com mais risco COVID-19 e onde se podem esperar, se não houver outros fatores, maiores taxas de crescimento da contaminação, são os seguintes:

TOP 10 DE CONCELHOS COM MAIOR RISCO COVID-19, DEVIDO À MAIOR MOBILIDADE:

  1. Ílhavo
  2. Paredes
  3. Felgueiras
  4. Barcelos
  5. Penafiel
  6. Paços de Ferreira
  7. Guimarães
  8. Gondomar
  9. Santo Tirso
  10. Trofa

 

Aqui podem ver o gráfico, considerando os 45 municípios abrangidas pelo estudo nesta fase, que representam 57% da população e onde estão situados 90% dos casos Covid-19:

 

Fonte: PSE, Painel de Mobilidade, Informação de 5 de março até 6 de abril de 2020.

 

Para a quantificação de casos de contaminação foi usado o Relatório COVID-19, da DGS, de 5 de abril de 2020.

 

CONTACTO PSE:
Nuno Santos
nsantos@pse.pt

 

NOTA TÉCNICA: Este estudo é o painel de mobilidade da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas (81% da população com 15 e mais anos de Portugal Continental), a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.