Tem uma empresa? Então saiba que já é possível utilizar a inteligência artificial no combate às fraudes, antecipando riscos.

fraud management dv

 

Não importa se vê as notícias na televisão, no jornal ou nas redes sociais, o que é certo é que as fraudes relacionadas com riscos de pagamento, utilização fraudulenta de cartões de crédito, fraude na participação de sinistros e tantas outras estão sempre na ordem do dia. No entanto, chegou uma solução que pretende colocar fim a estas situações de risco.

Certamente já ouviu falar em Data Science e Pesquisa Avançada, e é mesmo isso que a PSE faz desde 1994. Esta empresa dedica-se a transformar dados em conhecimento, facultando dados relevantes e desenvolvendo soluções analíticas à medida. Foi com esse foco que criou a PSE Fraud Management, uma solução para combater as tentativas de fraude.

 

Este recurso combina a criação e simulação de critérios de risco/fraude com modelos preditivos, técnicas de machine learning para deteção de novos padrões, softwares de análise preditiva (IBM SPSS), otimização e priorização, simulação e aprendizagem contínua. Dito assim, e tendo em conta a importância desta temática nas empresas, pode parecer complexo, mas nada disso: esta solução foi desenhada, precisamente, para ser intuitiva e de fácil utilização.

 

Assim sendo, a PSE Fraud Management permite prevenir. Isto é, permite a criação de processos que protejam o negócio do cliente e permite criar um padrão de segurança. A par disso, permite detetar. Como? Identificando padrões de comportamento e transacionais, que possibilitam detetar a fraude, ou seja, todas as atividades que fujam ao normal são detetadas e assinaladas como possível burla.

 

Depois disto é preciso investigar, através da disponibilização de conjuntos de relatórios e informações de suporte à investigação e registo de resultados. Por fim, sancionar, partilhando o conhecimento com outras entidades, para prevenir estas situações no futuro, por exemplo, através da criação de uma black list.

A PSE Fraud Management, que contempla uma visão 360º dos clientes, pode ser aplicada em várias áreas de atuação, como: gestão de processos de conformidade legal; deteção de riscos de pagamento; fraude na participação de sinistros e prestação de cuidados de saúde; utilização fraudulenta de cartões de crédito ou outros; redução do tempo para aprovação de crédito e de taxas de juro; utilização ilegal de determinados bens, como energia, água, gás; e otimização da alocação de recursos de investigação conforme as prioridades do negócio.

 

Com esta solução, a PSE pretende que as empresas reduzam os custos que têm com situações de fraude. A par disso, oferece também mais capacidade tecnológica às entidades para incorporarem mais inteligência nos processos de decisão, para que estas se tornem diferenciadoras e competitivas no mercado. Por isso, já sabe: se tem um problema analítico, fale com os especialistas da PSE.

 

Artigo publicado no Dinheiro Vivo.

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