A importância da análise preditiva na gestão diária das empresas

 

A aplicação da análise preditiva nos processos de decisão é uma importante fonte de vantagens competitivas, que permite a diferenciação e destaque das empresas.

As empresas que utilizam a análise preditiva nos seus processos de decisão têm melhores resultados e diferenciam-se da sua concorrência. Isto porque baseiam a sua atividade em dados reais e nos insights retirados dos mesmos.

A análise preditiva não é importante apenas para cumprimento de objetivos estratégicos, mas sim como suporte a qualquer nível de decisão que influencie a evolução e desenvolvimento das organizações. Permite aos órgãos de gestão melhorar as suas decisões sobre o caminho a prosseguir e a alocação de recursos necessários com vista a uma maior eficácia.

 

Sabia que angariar um cliente tem um custo muito mais elevado do que reter os atuais?

A relação com os clientes é um fator central para o sucesso das organizações. Pelo que, saber gerir esta relação com base em dados é muito importante. Além de poupar e ser mais eficiente nos processos de angariação, permite saber como coordenar e desenvolver campanhas de retenção de acordo com as necessidades dos seus clientes.

As interações com os clientes devem ser personalizadas em vez de genéricas, para tal precisa de conhecer o seu cliente e aprender a comunicar de forma individualizada. A análise preditiva dota as empresas de instrumentos de apoio à decisão que, com base na informação existente sobre os clientes e os seus comportamentos, permitem individualizar mensagens e ofertas e ir de encontro às expetativas dos seus clientes.

 

Para os dados trazerem valor, as decisões de negócio devem ser baseadas nos Insights deles retirados

Um grande desafio para as organizações é colocar a analítica dentro dos processos operacionais. As empresas já perceberam a importância da rentabilização dos dados, mas ainda não sabem como convertê-los em valor para o negócio.

O IBM SPSS é o software de análise preditiva e Data Science líder de mercado que, através de automatismos, prepara e modeliza dados e permite a implementação de modelos preditivos nos processos operacionais das empresas.

A forma de apresentar os Insights obtidos através da análise preditiva é crucial. Devem ser apresentados sob a forma de modelos, visualizações gráficas ou de valores e probabilidades que permitam o seu fácil entendimento de modo a serem utilizados na melhoria de decisões e, por conseguinte, na incorporação desses inputs nos sistemas operacionais, muitas das vezes em tempo real.

 

 

A PSE é especialista em Data Science e Pesquisa Avançada desde 1994 e é o parceiro ideal para apoiar ou desenvolver os projetos de análise de dados da sua empresa.

  • Ajudamos na resolução de problemas analíticos e de negócio.
  • Apoiamos as empresas na transformação de dados em conhecimento.
  • Acrescentamos valor ao seu negócio.
  • Retiramos Insights que permitem as empresas agir em tempo real.
  • Incorporamos conhecimento nos processos de negócio.

 

 

Quero saber mais sobre como a Análise Preditiva pode ajudar a minha empresa: