Antigamente a Inteligência Artificial era apenas algo imaginário que víamos nos filmes de ficção científica. Atualmente, faz parte do nosso dia-a-dia.

A Inteligência Artificial é a capacidade de, através de diversas tecnologias, as máquinas conseguirem simular a inteligência e o comportamento humano. Através de tecnologias, como redes neuronais, algoritmos, entre outros, as máquinas conseguem desenvolver raciocínio, perceção, planear, interagir e desenvolver capacidades para a tomada de decisão.

 

Aqui surge também o Big Data (grandes volumes de dados), que em conjunto com modelos e métodos estatísticos, permitem às máquinas a leitura e interpretação de padrões e informações para posteriormente aprenderem de forma automatizada. Alguns dos métodos utilizados pela inteligência artificial:

Machine Learning (Aprendizagem de máquina): Utiliza algoritmos que criam de forma rápida e autónoma modelos de representação de conhecimento que analisam um grande e complexo volume de dados, fornece resultados rápidos e precisos, o que e permite que a máquina aprenda com esses dados a tomar decisões informadas.

Deep Learning: É um ramo do Machine Learning que “ensina” as máquinas a agirem e interpretarem dados sozinhas, através do reconhecimento de fala e padrões, identificação de imagem e realização de previsões. Isto é, por meio de redes neurais.

Redes Neuronais: Algoritmos que imitam a rede neuronal do cérebro humano. Estas, reconhecem padrões e correlações nos dados, agrupando-os, classificando-os, e por fim, aprendendo com os erros e melhorando continuamente ao longo do tempo. Têm diversas aplicabilidades, nomeadamente o resumo de documentos e o reconhecimento de rostos e fala com grande precisão.

 

Um dos principais objetivos da Inteligência Artificial é tornar a vida das pessoas mais fácil e ajudar as empresas a otimizar e simplificar os processos de negócio.

 

Alguns exemplos de aplicabilidades da Inteligência Artificial no nosso dia-a-dia:

Chatbots: O atendimento online, em alguns sites são efetuados por robots, através dos conhecidos chatbots. Estes respondem a questões como por exemplo, qual o tempo de entrega de determinada encomenda, apenas apresentando o número da encomenda.

Mensagens automáticas: Permite a resposta a clientes através de mensagens automáticas em redes sociais, como por exemplo, no Whatsaap, facultando respostas em real-time.

Assistentes virtuais: As assistentes virtuais presentes em telemóveis, tablets e outros, como por exemplo, a Siri e a Alexa, que respondem a questões como: Como vai estar o tempo amanhã?; Quanto é 1500×400?; Como se diz Olá em Espanhol?

Reconhecimento facial: Para realizar operações como desbloquear o seu telemóvel, aprovar uma transação na sua conta bancária ou efetuar o download de uma nova APP, se programado, é utilizado o reconhecimento facial.

GPS: São diversos os GPS utilizados para nos indicarem caminhos mais rápidos, com ou sem portagens, onde há bombas de gasolina, onde há acidentes.

Otimização de processos de produção: Pode saber como maximizar a produção e como prever falhas na manutenção. Permite que se detetem e, por sua vez, que se evitem defeitos na linha de produção para evitar custos desnecessários.

Hotspots: Através da Inteligência Artificial pode fazer a previsão das vendas: por exemplo saber quais os melhores hotspots para promover os produtos da sua empresa. Tornando as equipas de vendas mais eficazes, comunicando com a persona certa, no sítio certo.

 

markus winkler tGBXiHcPKrM unsplash