PSE e RUTIS juntam-se numa Parceria para desenvolver a investigação científica da população sénior.

 

O protocolo de parceria tem como objectivo desenvolver a investigação científica da população sénior e em particular da população estudante das Universidades Seniores (US), bem como a promover a literacia e conhecimento da população estudante sobre comportamentos e caracterização da população em termos de mobilidade, hábitos digitais, utilização da internet e outros, bem como big data e ciência de dados.

Das múltiplas iniciativas que são objecto do protocolo, destacam-se a participação da PSE e da RUTIS em trabalhos de investigação, o fornecimento de dados para fins académicos, a criação de um grupo de ciências e outros.

Um dos aspectos mais relevantes da parceria é a criação do Prémio Académico RUTIS-PSE para investigações de nível superior (mestrados e doutoramentos) sobre o envelhecimento ativo e as universidades seniores.

Segundo o Professor Doutor Luís Jacob, Presidente da direção da RUTIS “A PSE é uma empresa que colabora com diversas Universidades Portuguesas nas áreas de Ciência de Dados e Pesquisa Avançada pelo que, o protocolo entre ambas é uma mais-valia no que toca à partilha de conhecimento sobre esta comunidade.”

 

Sobre a RUTIS:

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, criada em 2005.

Tem actualmente 368 Universidades da Terceira Idade (UTIs) como membros, mais de 60.000 alunos seniores e 7544 professores sendo que 90% são voluntários nas universidades seniores.