Um outro campeonato da segunda circular

Quem conhece Lisboa sabe que a segunda circular é uma eixo fundamental na rede viária da capital. O tráfego automóvel é intenso ao ponto do abastecimento ser garantido por 6 estações de serviço em 3 áreas – Pela Galp na zona do Ralis e pela Repsol em duas outras na zona do Radar do Aeroporto e na zona da Luz-Fonte Nova.

Que marca ganha neste campeonato da localização?

Do tráfego que acedeu às estações de serviço:

  • A Galp tem uma quota de 26%,
  • A Repsol na zona do Radar do Aeroporto tem uma quota de 51%.

Existem comportamentos diferentes ao longo do dia?

  • A Galp tem 81% do seu tráfego nos períodos das 7 às 11h e das 16 às 20h;
  • No mesmo período, a Repsol na zona da Luz-Fonte Nova tem 92% do seu tráfego;
  • Já as estações no Radar do Aeroporto (Repsol) no mesmo período horário têm apenas 52% do seu tráfego. Esta zona (Radar do Aeroporto) tem uma maior dispersão de tráfego ao longo do dia em oposição às estações que estão no início e no fim da segunda circular.

Existem outras conclusões interessantes para os períodos das 7 às 11h e das 16 às 20h?

  • Nestes períodos a Galp sobe a sua quota em 5 pontos percentuais para 31%;
  • Ao final do dia (16-20h) a Galp sobe o seu tráfego em 21% quando comparado com o período da manhã (7-11h).

E como pode a Galp aumentar tráfego à tarde e manter a mesma quota em ambos os períodos?

  • Porque existe um trade-off entre o Radar do Aeroporto e a zona da Luz-Fonte Nova, ambas da Repsol!
  • No período da manhã o tráfego na estação de serviço do Radar do Aeroporto é “canibalizado” pela estação da Luz-Fonte Nova – a quota da primeira desce para 35%, enquanto a quota na Luz-Fonte Nova sobe para 34%. À tarde dá-se o movimento inverso (subindo o Radar do Aeroporto para 42% e descendo a Luz-Fonte Nova para 27%).

Conclusão:

Numa distribuição equitativa cada zona teria uma quota de 1/3.

A Galp (com uma única e a segunda melhor zona) pode dizer que está alinhada com estes valores se falarmos nas horas de ponta! Seja à entrada ou à saída de Lisboa, os números de tráfego dizem que os seus valores não se afastam significativamente do ponto de vista estatístico de 1/3 do mercado da segunda circular.

Já a Repsol tem outros dados para pensar – se é verdade que lidera (com duas zonas) e que tem uma super-localização (o Radar do Aeroporto), também não deixa de ser pertinente a “canibalização” provocada pela estação da zona da Luz no período da manhã (que não afecta a performance da Galp).

Como será no resto do país? E no seu caso?

 

Fonte de Dados:

- TomTom Global Content B.V.

- Intervalo de Dados: Dias úteis entre o dia 01-04-2017 e o dia 31-05-2017 / Franjas horárias 07:00 – 11:00; 16:00 – 20:00; e 00:00 – 23:59

- Objeto: Vias de Acesso às Estações de Serviço da Galp na zona dos Ralis, Repsol na Zona do Radar do Aeroporto e zona da Luz-Fonte Nova

Autoria:

Uma análise da responsabilidade da PSE- Produtos e Serviços de Estatística Lda (2017).

A PSE comercializa os dados e estatísticas de tráfego TomTom Global Content B.V. desde 2017 no âmbito do acordo de parceria comercial com a Municipia SA.”

ROCK & SLOW

Na passada sexta-feira (02/06/2017) o passeio marítimo de Algés recebeu o concerto dos míticos Guns n’ Roses.

Como seria de esperar, este evento teve impacto na mobilidade automóvel.

Segundo os dados de tráfego TomTom, das 16:00 às 24:00 da última sexta, o tráfego aumentou 90% face às sextas-feiras dos últimos 6 meses, e 124% face aos dias úteis da mesma semana.

Este impacto já seria esperado! O volume de trânsito duplicou!

Mais espectacular é a análise das velocidades!

Se não existe diferença estatisticamente significativa entre sextas-feiras e dias úteis, nos dois principais eixos da área de influência (Avenida Marginal e Avenida de Brasília), o maior fluxo de tráfego no dia do concerto gerou um reflexo interessante:

- Se na Avenida de Brasília em média são cerca de 38% os condutores que cumprem os limites de velocidade, no dia do concerto 72% dos condutores estiveram dentro da lei!

- Já na Avenida Marginal, 85% dos automobilistas cumpriram os limites (contra 57% em dias normais).

Nestas vias, a velocidade média foi de apenas 25 km/h…

Podemos dizer que foi um dia de Rock… mas slow!

E nas vossas Geografias e Localizações? Que comportamentos existem?

PSE renova estatuto PSE Líder em 2015

O Programa FINCRESCE, através do qual o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e o Turismo de Portugal (TP) atribuem os Estatutos PME Líder e PME Excelência, visa destacar as Pequenas e Médias Empresas (PME) que apresentam indicadores económico-financeiros sólidos e um bom perfil de risco. À PSE foi renovado este estatuto pelo 6º ano consecutivo. É o resultado do trabalho de toda a equipa que desta forma é reconhecida e nos permite continuar a apostar e a invetir no que sabemos fazer – transformar informação em conhecido e com isso criar valor para os nossos clientes. PME_Lider_2015_3D_cores mapa mundial satelital

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