A utilização de tecnologias é comum em todos os negócios. Utilizamos cada vez mais soluções informáticas no nosso dia-a-dia.

Para a empresa ser data-driven, as decisões estratégicas não devem ser tomadas a partir de suposições, mas sim com base em dados reais! Dados estes recolhidos de diversas fontes.

 

Pense no seu dia… De manhã vai ao site de um jornal para poder consultar as notícias enquanto toma o pequeno-almoço. De seguida, abre o Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar a par das novidades. No caminho para o trabalho coloca o GPS no telemóvel para ver o percurso mais rápido, enquanto ouve os seus podcasts preferidos no Spotify. Quando chega à empresa, liga o computador, abre o email e vê as newsletters que recebeu e finaliza a encomenda que tinha deixado no “carrinho de compras” do supermercado para receber o mais brevemente possível. Em poucas horas, o volume de dados que já criou é enorme!

A transformação de dados em conhecimento

 

Agora destaca-se o trabalho da área de dados ou da empresa de projetos e consultoria. O processo de análise deve ser completo e bem estruturado, começámos pela recolha e armazenamento, de seguida faz-se o processamento e a análise de dados.  Por fim, transformamos dados em conhecimento e retiramos Insights valiosos para o negócio.

 

Com os Insights obtidos, as empresas podem tomar decisões estratégicas, nomeadamente decisões de marketing, de clientes, de fornecedores, de colaboradores, entre outros.

É importante que os analistas de dados tenham um excelente conhecimento de soluções de Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros.

 

Se as decisões estratégicas da sua empresa forem baseadas em dados recolhidos de diversas fontes e analisados por especialistas, a sua empresa é data-driven.

Se as decisões estratégicas da sua empresa não forem baseadas em dados recolhidos de diversas fontes e analisados por especialistas, se recolhe e armazena dados, mas só utiliza alguns ou não sabe analisá-los, ainda terá um longo caminho para se tornar data-driven.

 

Quanto mais informação real tem, mais se irá destacar no mercado. Quanto mais data-driven for, mais decisões assertivas e mais valor cria aos seus clientes.

A equipa de consultoria da PSE orienta os clientes para que façam uma gestão orientada por dados. Desenvolvemos metodologias e instrumentos próprios para o desenvolvimento de projetos analíticos. Fale connosco e comece a tomar decisões com base em Insights retirados de dados reais!