O benchmarking é uma estratégia utilizada pelas empresas já há muitos anos. Como é uma ferramenta útil, continua a ser atual e a ter bastante sucesso! Saiba o que é benchmarking e quais os benefícios que esta ferramenta pode trazer ao seu negócio.

 

 

Todos queremos que as nossas empresas e marcas prosperem, certo? A empresa ganha, nós ganhamos. A empresa perde, nós perdemos.

Por vezes envolvemo-nos muito nos processos da empresa e mesmo assim não é suficiente. Talvez porque tomar decisões de negócio é muito mais complexo do que escolher entre vestir a camisa lisa ou a camisa às riscas para a reunião do meio-dia.

Como tomar decisões de negócio é complexo, devemos utilizar todas as ferramentas que nos possam ajudar. E como sabemos, uma decisão acertada é uma decisão baseada em dados.

 

Conceito

O benchmarking é a comparação de um serviço, produto, ou processo entre diferentes empresas ou filiais da empresa. Tem como objetivo melhorias ou alterações estruturais a um produto, serviço ou processo da empresa com vista à melhoria contínua e ao sucesso do negócio. Ajuda também as empresas a definir a sua vantagem competitiva.

Este estudo deve ser contínuo ou pelo menos ter uma periodicidade definida pela empresa para estar sempre atualizada.

 

Há diversos tipos de benchmarking que podem ser estudados. Por exemplo, o benchmarking com empresas concorrentes, com outras filiais da mesma empresa, com empresas que não são concorrentes, mas prosperam no mercado.

 

 

Benefícios do Benchmarking

O benchmarking tem diversas vantagens para as empresas, entre elas:

– Ajuda as empresas a perceber como se posicionam, através da comparação com outros players de mercado. São encontrados os pontos de melhoria e também a sua vantagem competitiva;

– Definição de estratégias de negócio. Com os resultados de um estudo destes a empresa fica com ferramentas para perceber as mudanças que deve efetuar, quais as práticas que deve adotar em relação a determinado produto, serviço ou processo e quais as prioridades que deve considerar;

– Acompanhamento de tendências de mercado. O mercado está em constante mudança por isso não nos devemos focar no sucesso atual, mas sim trabalhar para acompanhar as necessidades do mercado;

– Aumento da satisfação dos clientes. Ao resolver lacunas no negócio, ao perceber e comunicar o fator de diferenciação e a responder às necessidades do mercado, a empresa estará a satisfazer as necessidades dos clientes e, por sua fazer a aumentar a satisfação dos mesmos. Clientes satisfeitos, leva ao aumento das vendas e fidelização.

 

 

A PSE é especialista em análise de dados, desde 1994 que fazemos estudos de benchmarking.

Apoiamos o seu negócio.