A sua empresa tem elevada rotatividade de colaboradores?
Sabemos que recrutar uma pessoa tem um elevado custo inicial para as empresas.
Todo o tempo investido na procura do candidato ideal, em plataformas grátis, pagas, empresas de recrutamento, redes sociais e outras vias; acolhimento dos colaboradores; formação inicial; entre outros custos.
Pelo que, quanto mais tempo conseguirmos reter os bons colaboradores, melhor e mais rentável para a empresa será!
Como aumentar a retenção dos colaboradores?
Para reter os colaboradores é crucial que o departamento de recursos humanos esteja dotado de ferramentas e instrumentos que permitam uma melhor monitorização e avaliação da satisfação dos colaboradores. Ou seja, instrumentos que, de forma preditiva permitem melhorar e suportar a tomada de decisões nesta área.
É crucial que as empresas efetuem a gestão da taxa de turnover, indicador que permite medir a rotatividade dos colaboradores.
Se os colaboradores estiverem bastante satisfeitos, a probabilidade de abandono da empresa é menor. Para isso, é necessário ter em consideração os fatores (drivers) que influenciam a satisfação dos colaboradores.
Alguns dos fatores que influenciam a satisfação dos colaboradores:
- Vencimento,
- Ambiente na empresa,
- Trato das chefias,
- Relação com os colegas,
- Desafio diário dos projetos que têm em mãos,
- Flexibilidade de horários,
- Regime de trabalho,
- Vantagens oferecidas pela empresa,
- Facilidade em conjugar a vida profissional com a pessoal,
- Aprendizagem diária,
- Entre outros.
Assim sendo, estes são alguns dos fatores que devem ser avaliados e considerados para aumentar a retenção dos clientes.
Reter os melhores colaboradores
É importante reduzir o turnover da empresa, certo!
Isto é, identificamos que um dos nossos colaboradores está em risco de sair da empresa nos próximos meses. Nesse sentido, devemos tomar a decisão mais adequada de modo a levar à sua retenção, o que será bom tanto para a empresa como para o colaborador.
Para saber que colaboradores precisamos de reter e como devemos fazê-lo, podemos avaliar algumas variáveis estratégias que vão ajudar na monitorização e controlo dos recursos humanos.
Alguns exemplos de variáveis estratégicas:
- Turnover/Churn – variável que mede o risco de abandono de um colaborador;
- Desempenho – variável que classifica em níveis o desempenho de um colaborador;
- Liderança – variável que mede o impacto que a chefia tem nas duas variáveis anteriores
Algumas vantagens da análise preditiva para a área de recursos humanos e gestão do turnover:
- Aumento da retenção dos colaboradores (redução da taxa de turnover),
- Redução dos custos em recrutamento de novos colaboradores,
- Instrumento de suporte à tomada de decisão,
- Instrumento que permite tomar decisões informadas para definição da política de recrutamento,
- Compreensão das estruturas organizacionais,
- Previsão das necessidades de dimensionamento de recursos e equipas nas empresas.
Em suma, com recurso a diversas técnicas big data e análise avançada, análise preditiva e à solução PSE Business Statistics a PSE ajuda a encontrar quais os perfis com maior risco de abandono e durante quanto tempo se manterão na organização. Além desta informação, a PSE entrega informação que indica sobre quais colaboradores devem ser centrados os esforços de retenção de acordo com o seu desempenho e possibilidade de turnover.
A PSE disponibiliza a informação de forma simples, fornecendo insights fulcrais para uma atuação proactiva.
Os projetos de consultoria em recursos humanos e a solução de turnover da PSE ajudam as empresas na otimização dos recursos humanos, permitindo o aumento da felicidade no trabalho, e assim, a retenção dos colaboradores.
Saiba como a PSE pode ajudar a sua empresa!
A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada, que está no mercado desde 1994. No seu dia-a-dia dedica-se a facultar dados relevantes e a desenvolver soluções analíticas à medida, transformando dados em conhecimento.