Os dados são um ativo muito importante para as empresas. Mas só oferecem valor, se forem analisados e derem resposta a problemas de negócio. Vamos abordar a segmentação de clientes, que é uma técnica muito útil para a melhoria da relação com os seus clientes.

 

A segmentação de clientes é a divisão de clientes em grupos com características comuns, que permite uma melhor organização e gestão da relação entre as empresas e os clientes.

Esta técnica é importante para vários departamentos, nomeadamente marketing, financeiro e vendas:

  • Para o Marketing, conhecer os vários grupos e as suas características permite uma comunicação direcionada e personalizada de acordo com as necessidades e preferências de cada grupo (mensagem, canal de comunicação, número de interações);
  • Para o Financeiro, poder avaliar o valor e o risco de cada segmento e desenvolver opções de financiamento e preços atrativas para cada grupo é uma mais-valia;
  • Para as Vendas, através da criação de um portfólio de produtos/serviços direcionado às preferências de cada cliente as técnicas de aquisição dos clientes e propostas apresentadas poderão ser definidas tornam o contacto comercial direcionado e mais eficaz.

 

Com os esforços canalizados em satisfazer cada grupo de acordo com as suas preferências, a comunicação de todos os departamentos torna-se personalizada para cada segmento, o que aumenta a satisfação dos clientes, e por sua vez, as vendas e lucro da empresa!

 

Para efetuar a segmentação de clientes recorremos a ferramentas e técnicas estatísticas.

A ferramenta que vamos abordar abaixo é a análise de clusters.

 

 

Análise de clusters

A análise de clusters é uma técnica de categorização e agrupamento de dados de acordo com a sua semelhança.

Ao efetuarmos uma análise de clusters devemos identificar grupos homogéneos de clientes caracterizados por determinados atributos. Espera-se que exista semelhança nos indivíduos dentro de um cluster e diferenças entre indivíduos de clusters diferentes.

Com esta técnica podem ser definidos grupos de diversos tipos de semelhança por exemplo grupos de pessoas com a mesma idade, categoria profissional, interesse nos mesmos produtos, horário preferencial de contacto, método preferencial de contacto, método preferencial de pagamento, entre outros.

 

Além da segmentação de clientes, a análise de clusters tem outros objetivos, nomeadamente:

  • Deteção de erros;
  • Deteção de fraude;
  • Deteção de padrões;
  • Outros…

 

Alguns algoritmos utilizados para segmentação de clientes são:

  • K-means;
  • Redes de Kohonen (SOM);
  • TwoStep.

 

 

A PSE utiliza no seu dia-a-dia estas técnicas para segmentação de clientes. Se pretende comunicar de forma direcionada e mais eficaz com os seus clientes e potenciais clientes, a PSE é o parceiro ideal!