O Painel PSE_OOH é o estudo oficial de medição de audiências da publicidade exterior, certificado pela CAEM, para Portugal.
A PSE regista a mobilidade, de forma contínua, de uma amostra de indivíduos representativa da população com 15 ou mais anos de idade e residentes nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e ainda no Distrito de Faro. Este universo populacional é constituído por 149 Municípios abrangendo cerca de 7 milhões de habitantes de toda a população, que corresponde a 72% de toda a população continental e a 83% da população com 15 ou mais anos. Este registo é feito a partir da informação recolhida numa APP instalada nos smartphones dos membros da amostra, tenham eles equipamentos Android ou IOS, que monitoriza de forma constante a respetiva mobilidade, de forma autorizada e com consentimento de cada indivíduo.
O Painel PSE_OOH fornece as métricas habituais para o estudo de audiência de meios, nomeadamente Reach (Cobertura), Frequency (OTS) e GRP’s, segundo uma metodologia que segue as orientações ESOMAR para aferir a audiência de publicidade exterior e as recomendações técnicas da CAEM.
O estudo Painel PSE_OOH não fornecerá valores de audiência a Operadores de Publicidade Exterior que não sejam clientes do estudo.
GRP (Gross Rating Points) – É a unidade de medida usada para quantificar a Audiência produzida por um suporte ou rede de publicidade exterior. É calculada, simplificadamente, pelo produto da Cobertura com a Frequência.
Cobertura – É a proporção de indivíduos, de uma população ou grupo alvo específico, que contactaram, pelo menos um vez, com um determinado suporte ou rede de publicidade exterior.
Frequência – É o número médio de vezes que um suporte, ou rede de publicidade exterior, é visto pelo público, durante um período de tempo.
Fonte: Painel de Mobilidade PSE
Data de atualização: 16/Nov/2022