Os primeiros dois dias úteis de 2022 indicam que a população está a cumprir a recomendação de “contenção” das autoridades.  

 

 

O estudo Painel PSE permite aferir a mobilidade dos portugueses, de forma contínua no tempo, hora após hora. Este estudo avalia também o nível de “Confinamento do Lar”, quantificando as pessoas que não saíram da sua residência durante um determinado dia.

 

Consideramos, para uma caracterização mais simples da mobilidade, quatro níveis distintos de mobilidade. São eles os seguintes: O grupo de pessoas “Em Casa” composto por quem não saiu de casa mais de 500 metros, sendo a “Baixa Mobilidade” até 10km, a “Média Mobilidade de 10 a 20Km e ainda a “Elevada Mobilidade” mais de 20km num dia. Deste modo podemos espelhar a mobilidade da população, no período de 13 de Dezembro 2021 a 4 de Janeiro de 2022 da seguinte forma:

 

Picture1 art1

Fonte: PSE – Painel de Mobilidade

 

Com base nas informações do Painel PSE de Mobilidade apontamos as seguintes conclusões:

 

  • No dia 3 de janeiro de 2022, 2ªfeira verificou-se um elevado nível de confinamento da população de 40,9%, sendo preciso recuar a 29 de março de 2021 para encontrar uma segunda-feira com um valor idêntico. Este valor é, portanto, bastante superior ao “normal” para uma 2ªfeira média.

 

  • Os primeiros dois dias úteis do ano (3 e 4) parecem indicar um cumprimento, por parte da população, do comportamento de “contenção” indicado pelo governo, pois verificamos que cerca da 40% da população permaneceu em casa em cada um desses dias. Adicionalmente, o Índice de Mobilidade PSE nos dias 3 e 4 de janeiro registou um valor médio de 88%, ou seja, 12 pontos percentuais abaixo do valor referência (pré-pandemia). Em termos médios uma 2ªfeira apresenta 27% da população sem sair à rua, ou a não se deslocar mais de 500 metros, no dia.

 

  • O Índice de Mobilidade PSE em dezembro 2021 fixou-se nos 110% nas primeiras três semanas, tendo sofrido uma redução para 94% na última semana de 2021. Uma redução de 16 pontos percentuais.

 

  • Na última semana do ano (que terminou a 2 de janeiro) o nível de confinamento médio diário foi de 39% em casa. Nas últimas dez semanas variou entre 27% e 30%.

 

  • O dia 1 de Janeiro teve, naturalmente, um elevado nível de confinamento, verificando-se que cerca de 61% da população manteve-se em casa nesse dia, ou com deslocações não superiores a 500 metros, da residência.

 

  • No dia 23 de Dezembro houve mais pessoas em casa e houve menor mobilidade do que no dia 24 ou 25 de Dezembro, apesar de serem dias de mobilidade reduzida.

 

 

Nota Metodológica

 

INTRODUÇÃO:

Este estudo produz, desde 2019, dados que são aplicados, sobretudo, na aferição de audiência da publicidade exterior, mas também para auxiliar as câmaras municipais no ordenamento do território e na gestão de mobilidade e dos transportes. E ainda em estudos comportamentais de mobilidade e de “shopper”, para outras empresas e entidades. Os dados são continuamento produzidos, dia após dia.

NOTA TÉCNICA:

Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3670 indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.