Confinamento Reduz -17,7%

Este Domingo, Face ao Domingo Anterior

 

A consultora PSE estuda a mobilidade dos portugueses, em continuo. Este estudo é um painel que implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia, desde 2019. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada, que é representativa do universo em estudo. Nota técnica no final deste texto.

 

Analisando o valor médio só dos FINS-DE-SEMANA, concluímos que este último fim-de-semana (sábado e domingo) teve o valor mais baixo desde que foi decretado o estado de emergência. O valor de 63,9% dos portugueses em confinamento, é mesmo inferior ao valor verificado no fim-de-semana anterior à declaração do estado de emergência, como podemos ver neste gráfico:

 

EVOLUÇÃO DO CONFINAMENTO EM CASA, DIA A DIA:

Analisando dia após dia, a evolução do nível de Confinamento em contínuo concluimos que este último domingo verificou uma queda de -17,7% face ao anterior. A tendência é de um evidente relaxamento, ainda que ligeiro, dos portugueses, em relação à recomendação de confinamento.

 

 

O valor da última 2ªfeira, dia 20 de abril, é o valor mais baixo de todas as 2ªas feiras, desde que foi comunicado o estado de emergência. Nesta segunda-feira tivemos 58% dos portugueses em confinamento em casa.

 

NÍVEIS DE MOBILIDADE PARA ALÉM DO CONFINAMENTO EM CASA

Para além do “Confinamento em Casa” podemos ainda analisar os diferentes níveis de mobilidade. Apresentamos o gráfico seguinte, onde indicamos aqueles que tiveram “Baixa Mobilidade” (até 10km por dia), “Mobilidade Média” (de 10 a 20km/dia) e ainda “Mobilidade Alta” (mais de 20km/dia). Se no domingo de páscoa apenas 7% dos portugueses apresentavam uma mobilidade de médio ou longo-cursos, neste último domingo esse valor subiu para 19%.

 

CONTACTO PSE:  

Chief Analytics & Strategy Officer da PSE

Nuno Santos

nsantos@pse.pt

 

OBSERVAÇÃO: Já em comercialização desde novembro de 2019, os dados estão a ser aplicados, sobretudo, na aferição de audiência da publicidade exterior, para auxiliar as câmaras municipais no ordenamento do território e na gestão de mobilidade e transportes, e ainda em estudos comportamentais de mobilidade e de “shopper”.

 

NOTA TÉCNICA: Este estudo é o painel da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Este estudo implica uma APP instalada nos telemóveis da amostra participante. Assim monitorizamos a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia. Os dados são obtidos de forma rigorosa, via GPS e com o consentimento da amostra monitorizada, Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.